Igreja de Vilarinho da Castanheira

quarta-feira, 9 de julho de 2008




Como é de conhecimento de muitos a igreja de Vilarinho da Castanheira está em obras, daí torna-se necessário ajudar à reconstrução da mesma.


Para incentivar ao contributo da população, e tendo em conta que a festa de Agosto se encontra próxima, deixa-se aqui a história dos Santos que estavam representados nesta bonita igreja e que voltarão para o seu lugar de origem quando a igreja acabar de ser restaurada. Muitas destas imagens fazem parte da procissão de Agosto, a qual terei todo o gosto de colocar aqui as fotografias dos andores deste ano.


Cada post terá em si a imagem e a história de um desses santos.


Clicando na imagem de Jesus Crucificado em cima, poderá ver todas as imagens da Igreja de Vilarinho da Castanheira.
Não se esqueça, contribua para o restauro desta bonita igreja.
Diriga-se ao pároco da localidade de Vilarinho da Castanheira.

História de Vilarinho da Castanheira

terça-feira, 8 de julho de 2008



Para quem gosta de história aqui deixo um pouco da história esta bonita aldeia transmontana que recolhi de alguns livros.


Num planalto plantada, Vilarinho da Castanheira é uma das mais antigas freguesias do concelho de Carrazeda de Ansiães. Comprovando este mesmo factor, foram descobertas três antas nesta freguesia com as respectivas pinturas megalíticas.
Sinal de que no seu passado foi uma localidade evoluída, Vilarinho viu a sua própria instituição paroquial dar os primeiros passos bem cedo (por volta do séc. XII).
Na sua longa história, esta aldeia transmontana teve o privilégio de receber alguns forais. O primeiro dos quais foi dado por Afonso II em 1218 (do tipo do foral da actual aldeia de Longroiva) o que permitiu algum progresso económico, apesar de Vilarinho nessa época já ser abundante economicamente. No seguimento dos forais concedidos por D.Dinis, D.Pedro, e D.Manuel, Vilarinho adoptou tradições municipalistas e independentistas. Em 1287 D.Dinis reafirma o foral e em 1363 é D.Pedro que o reafirma. Usufrui então das liberdades concebidas aos “coutos de homiziados”, onde os criminosos e fugitivos que não podiam ser presos.
No ano de 1706, Vilarinho da Castanheira vê-se na pele de vila e sede de concelho. Faziam parte deste concelho: Lousa, Castedo, Mourão, Valtorno, Carvalho de Egas, Seixo de Manhozes, Pinhal do Douro e Vilarinho da Castanheira.
Infelizmente, este concelho foi definitivamente extinto apartir de 1853. Conta a história que o reinado de Fernando I surgiu numa altura de conjuntura de crise económica e de conflitos político-militares na Europa. Para agravar a situação que se vivia na altura aconteceram 3 guerras luso-castelhanas que devastaram o período em que, este rei esteve à frente dos desígnios de Portugal. Com isto, Fernando I dedicou-se a uma política de doações nas “zonas críticas” de confronto com Castela.
Nesta altura de guerra, os moradores vilarinhenses são acusados de desleixo na defesa e, com isto, retiram-lhe os privilégios municipais e a vila é anexada a Moncorvo.
Poucos anos depois, as invasões de Castela em território português cativaram as cidades e vilas que se encontravam mais próximas da fronteira. Bragança, Mirandela, Alfândega da Fé, Mogadouro, Penarróias, entre outras, sentiram-se fortemente cativadas. Também, na época, o novo senhor de Ansiães, João Rodrigues Porto Carreiro, se sentiu cativado mas não conseguiu convencer o povo ansianense e, por isso mesmo, saiu da vila deixando para trás o seu fronteiro. A população correu com ele e veio lutar com o ainda senhor de Ansiães em Vilarinho da Castanheira. Esta luta foi ganha pelo povo ansianense e originou que Vilarinho e seu concelho fossem dados a Ansiães. Esta doação foi seguida duma carta, a 15 de Junho de 1384, em que Ansiães é doada para sempre ao seu povo dado que o seu senhor se tinha bandeado para Castela.
O conteúdo da carta não durou muito tempo visto que, dia 7 de Maio de 1384, D.João doou Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Torre de Moncorvo, todos estes lugares com castelo, e seu território a Vasco Pires de Sampaio.
Contudo esta perda de autonomia municipal, por parte de Vilarinho, não foi nem total, nem duradoura. No século XV, Vilarinho da Castanheira volta a aparecer como concelho, recebendo assim em 1514 novo foral de D. Manuel I.
Mais tarde, as transformações administrativas liberais fará com que o concelho perda de vez a autonomia.

Blog de Vilarinho



Olá senhores leitores,


Aqui podem ver um blog dedicado à aldeia de Vilarinho da Castanheira, no concelho de Carrazeda de Ansiães.


Espera-se com este blog mostrar um pouco mais desta aldeia transmontana de verdes paisagens,


bem como ilucidar sobre a sua história, cultura, patrimónios, entre muitas outras curiosidades.



Visite-nos no blog e também visite a aldeia. Garanto que não se vai arrepender.

Theme Design By : ThemesBlogger