A história do Largo da Feira

domingo, 31 de maio de 2009

Num passado mais recente, mas não menos importante, ainda Vilarinho da Castanheira tinha a vivacidade duma vila, faziam-se grandes feiras no que é hoje o Largo da Feira e onde casas de habitação eram ainda escassas.
Segundo os populares, a feira, por volta de 1970 ainda era uma feira muito forte. Realizava-se todos os dias 1 e 12 de cada mês sendo, num destes dois dias, a Feira do Gado. A Feira de Ano, que acolhia mais vendedores e compradores, era no dia 1 de Novembro e apelidada de Feira de Santos.
As feiras de Vilarinho tinham fama um pouco por todo o lado, testemunho disso foi o facto de um senhor residente numa aldeia pertencente ao distrito da Guarda (Quadrazais), questionar uma vilarinhense que aí residiu, se ainda se faziam as grandes feiras no Vilarinho e considerava que estas eram as maiores feiras transmontanas de gado da altura. Este senhor viajava da sua aldeia até Vilarinho da Castanheira para vender os seus produtos adquiridos através do contrabando vindo de Espanha.
Estas feiras, além do gado, vendiam também produtos que a terra dava (verduras, frutas, etc…), ferragens, doces, roupas, entre outros… Vinham também ourives, latoeiros muitos atravessando o rio e/ou de cavalo.
Quando se pergunta aos habitantes o motivo de tais feiras terem terminado, muitos são os que respondem que terá sido devido à emigração.

P.S.: Há mais ou menos 2 a 3 anos, é feita uma pequena Feira de Produtos Regionais, onde todos os produtores vilarinhenses podem participar com os seus produtos e onde os nossos emigrantes podem encontrar produtos para levar para os seus países de acolhimento. Este ano será, em princípio, no Salão Paroquial a pedido de muitos emigrantes que acharam o Salão da Junta de Freguesia um tanto fora de mão. Será na altura da festa de Agosto. Não deixem de aparecer.

Nada de derrotar a aldeia

Venho neste post alertar todos os que visitam este blog que sou apenas mais uma vilarinhense interessada em divulgar o que há de melhor nesta aldeia transmontana.
Depois de um comentário que recebi, achei que era conveniente realçar este não é um blog para discutir política, sinceramente nem direito a votar nesta aldeia tenho.
Daí, isto para dizer que comentários relacionados com politica ou direccionados para deitar abaixo esta aldeia serão completamente ignorados.
Interessam-me sim, emails sobre actividades na aldeia, sobre tradições, sobre novidades, sobre coisas boas que a aldeia tem.
Repito, a politica envolvente não me interessa.

Um abraço para todos os emigrantes, prometo escrever mais posts...

Theme Design By : ThemesBlogger